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Manekineko, simbologias e lendas Imprimir E-mail

Uma das lembranças mais populares japonesas que se espalharam pelo mundo é o Maneki Neko (gato acenando, em tradução literal), uma escultura usada como amuleto de boa sorte e prosperidade. Você pode comprá-los em praticamente qualquer lugar no Japão, em centenas de versões, tamanhos e cores. Sendo as cores e posições da pata relacionadas a diferentes significados.

Manekineko simbologia:

As pessoas adquirem o Manekineko como talismã que, dependendo da cor, material, tamanho, estilo, posição das patas e ornamentação adicionadas a sua imagem, pode representar diversos tipo de simbologia, mas sempre com a crença de que é um gato amuleto da sorte.

Segundo a crença, as imagens de Manekineko o “gato acenando”, com a pata direita levantada, supostamente atrai dinheiro, enquanto que, a pata esquerda estendida, atrai clientes.

Quase todos são representados usando coleira vermelha com um sino pendurado, que dizem ser lembrança dos costumes do Período Edo (1603 – 1867), quando o gato era um animal de estimação muito caro. As damas da corte agradavam seus gatos colocando-lhes coleiras vermelhas, feitas de “hi-chiri-men” (tecido de luxo da época) e pequenos sinos, usados com o propósito de vigiá-los.

O Manekineko mais comum é representado segurando um “koban” (moeda de ouro do Período Edo), que possui forma ovalada. Contudo, o koban verdadeiro vale um ryo, e o koban do Manekineko é de dez milhões de ryo. Ou seja, a moeda fictícia é um símbolo de riqueza e prosperidade.

manelineko

Manekineko, Origens das tradições:

O Manekineko tornou-se popular na segunda metade do Período Edo, apesar de haver poucos relatos da época. Foi um pouco antes do início do Período Meiji (1868-1912) que  começou a aparecer com regularidade em publicações e nos estabelecimentos comerciais.

O gesto do Manekineko, que parece ser um convite, trata-se de gestos típicos de um gato limpando o rosto ou quando está brincando, querendo pegar ou tocar algo, e como o gesto assemelha-se a um aceno, provavelmente começaram associar que, colocando a figura de um gato levantando uma pata dianteira, chamaria a atenção das pessoas.

O gato é um animal altamente sensitivo, que pressente a chegada de uma pessoa ou a aproximação de chuva, e mudanças em sua rotina o deixa inquieto. Então, ele começa a dar voltas ou esfregar o rosto, pois esse é o tipo de comportamento que o tranquiliza. Mas, para um ser humano, isso pode ser interpretado como, por exemplo, se o gato esfregar o rosto, é sinal de chuva ou de visita, quando coça a orelha, traz fortuna e prosperidade, e, esses tipos de interpretações, podem ser uma das origens da lenda do Manekineko.

Todavia, no Japão, credita-se suas origens as lendas que remontam há cerca de quatro séculos, por volta no início do Período Edo (1603 – 1867), e muitas são as histórias relativas ao seu surgimento que, porém, ninguém sabe ao certo qual a verdadeira.

Manekineko Lendas:

No Japão, existem templos como Gotokuji, em Tokyo, no bairro de Setagaya, e um Santuário em Imada, locais que o Manekineko pode ser reverenciado e onde se encontram relatos das principais versões que remontam sua origem:

“Manekineko e o Templo Gotokuji”

 Templo Gotokuji      Templo GotokujiHá várias lendas e versões contando a origem do Manekineko, sendo que uma das mais famosas é a do Templo Goutokuji. A história, datada do século XVI, conta que, quando Li ou Ii Naotaka (1590-1659), do clã Omi, voltava do cerco e tomada do Castelo de Osaka, após ter comandado 3,2 mil homens e se destacado na Batalha de Tennoji, em março de 1615. O nobre foi surpreendido por uma forte chuva repentina e abrigou-se em baixo de uma árvore próxima ao Templo Gotokuji, em Setagaya.

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Na época, Gotokuji era um templo decadente, em situação muito precária financeiramente e os monges locais já estavam passando fome. No templo, vivia um velho monge budista e uma gata de nome Tama. Solitário, o monge conversava com a gatinha lamentando-se, quase sempre sobre a fase de penúria que o templo encontrava-se, mas, apesar da dificuldade pela qual passava sempre achava um meio de alimentar o bichano.

E, nas proximidades do mísero lugar, Naotaka, para tentar se proteger da chuva, abrigou-se debaixo de uma árvore e ao olhar na direção da entrada do templo, vislumbrou Tama sentada sobre suas patas traseiras com a pata dianteira levantada como se acenasse pra ele. Curioso e muito surpreso com a habilidade do gato se aproximou de Goutokuji e quando se afastou da árvore esta foi atingida por um raio fulminante, exatamente no local em que se encontrava a poucos momentos. O guerreiro imediatamente percebeu que aquele gesto do gato havia lhe salvado a vida.

Aliviado e certo de que sua vida havia sido salva por Tama, Naotaka entrou no templo para rezar em agradecimento e logo ao entrar notou a pobreza e a condição lamentável em que se encontrava o mesmo. Naotaka então, resolveu doar todo o dinheiro que levava consigo para recuperar o desgastado templo, comentando com todos sobre a sabedoria do grande Buda em guiá-lo até o local.

Assim, após esse episódio, Naotaka passou a frequentar Gotokuji, e o local passou a ser então o templo oficial da família e de todo o clã de Li, trazendo prosperidade para o santuário que passou a ser visitado por todas as pessoas da região. Também foi esculpida uma estátua da gata reproduzindo seu gesto com a pata levantada, de modo a homenageá-la pela sorte que trouxe ao templo e, principalmente, por ter salvo a vida de Naotaka.

As réplicas em miniaturas da estátua, que eram distribuídas no Templo Gotokuji como lembrança, tornaram-se, mais tarde, um amuleto da sorte, com o nome de Manekineko, que, até os dias atuais, são reverenciadas e vendidas no próprio templo em Setagaya, onde também são depositadas milhares de placas de madeira (emas) com pedidos dos visitantes, que acreditam, os Manekinekos continuam trazendo muita sorte e fortuna.

Contam que quando o gato morreu, um túmulo foi erigido em sua homenagem no Templo Gotokuji, com a estátua de um gato acenando para relembrar o episódio.

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“Manekineko e o Santuário de Imada”

Outra versão da história, muito popular, conta que no bairro de Imado, em Edo (atual Tóquio), uma velha senhora tinha um gato de estimação, mas, devido aos tempos difíceis da época e a sua idade avançada, a anciã não conseguia trabalho e encontrava-se em extrema situação de penúria.

Sem ter mais condições de garantir seu sustento e, muito menos de seu estimado gatinho, tomou uma decisão e chamou o bichano para conversar:

“É com o coração partido que terei de lhe doar a alguém, antes que morra de fome junto a mim, pois, com a minha condição de extrema pobreza, não tenho como continuar lhe alimentando”, disse a triste velhinha ao gatinho que a olhava atentamente, parecendo entender a situação.

Depois, com lágrimas nos olhos e com o estômago contorcendo de fome, a sofrida anciã recolheu-se em sua cama, rogando aos Deuses que lhe ajudasse.

Então, como que atendendo a seu pedido, a velhinha sonhou com o seu gatinho, que lhe passou uma mensagem: “Molde a minha imagem e semelhança em barro que lhe trará muita sorte”.

No dia seguinte, ela resolveu fazer uma estatueta do gato, conforme o sonho havia sugerido. Enquanto ela moldava o barro, o bichano fazia sua higiene, “lavando a cara” com gestos exagerados e, achando-os engraçado, a velhinha resolveu moldar o bichinho com a pata levantada. Nisso, passou uma pessoa em frente de sua casa e, achando interessante, quis comprar a estatueta. Como estava há dias sem comer, a velhinha não pensou duas vezes, vendeu a estatueta e comprou comida para si e o gato.

Os dias foram passando e quanto mais a velhinha fazia estátuas semelhantes ao seu gatinho, todas com uma pata estendida, mais pessoas apareciam para comprá-las. Com isso, a anciã prosperou e, ela e seu estimado bichano nunca mais passaram necessidades.

A estatueta da sorte, que a princípio não tinha nome, passou a ser chamada por todos de Manekineko, o “gato que acena”.

Significados das posições das patas do Manekineko:

Existe uma infinidade de variações do Manekineko, o que significa quando um gato acenando tem sua pata direita ou a pata esquerda levantada? O que as cores diferentes dos gatos significam? E sobre a moeda ou o babador que o gato da sorte carrega? Os significados podem variar de região para região dentro do Japão, e alguns significados mudaram ao longo do tempo, mas, é crença comum de que quanto mais erguida estiver a pata, maior será a sorte que vai proporcionar.

Consequentemente, ao longo dos anos, a pata dos Manekineko teve tendência a surgir cada vez mais levantada. Há quem utilize a altura da pata como método para medir a idade da figura.

Altura da pata: Quanto mais alta a pata for, melhor, pois atrai mais dinheiro ou clientes

  • Pata esquerda levantada: Atrai uma boa clientela;
  • Pata direita levantada: Atrai fortuna e sorte;
  • As duas patas levantadas: Também pode-se encontrar o Manekineko com as duas patas levantadas ou até com as quatro patas para cima, o que é bem raro, que simboliza fortuna e sorte e, ao mesmo tempo, atração de pessoas.

Significados das cores do Manekineko:

 Manekineko

  • Branco: Pureza, felicidade
  • Preto: Proteção, afasta maus espíritos
  • Rosa: Amor, relacionamentos e romance
  • Dourado: Riqueza e prosperidade
  • Verde: Sorte nos estudos
  • Vermelho: Proteção e saúde (especialmente de crianças)
  • Tricolor: Muita sorte

Manekineko Matsuri “Celebrando o Gato da Sorte”

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Manekineko Matsuri

Cada ano, no final de setembro, a cidade de “Seto” (localizada 25 km a nordeste de Nagoya) celebra o “Manekineko Matsuri“, o festival do gato que acena à boa sorte. Gatos afortunados aparecem por toda a cidade (à venda em lojas e em mesas ao longo das ruas, em exibição em restaurantes e outros locais).

As crianças, assim como adultos, percorrem as ruas com os rostos pintados como os gatos, e a atmosfera de diversão e bom humor prevalece (com todos os rostos pintados, o humor é uma reminiscência do Halloween americano).

Seto, além do “Manekineko Matsuri” (Festival), é o lar do Museu Manekineko, onde mais de mil gatos acenando podem ser vistos durante todo o ano. Também Seto é uma das cidades japonesas mais antigas e de renome na arte da cerâmica (que remonta a mais de 1000 anos).

 
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